→ INTERMÉDIOS




Uma série de ensaios visuais coletivos, sem ordem pré-definida, que se dedica à reutilização de componentes da construção recuperados; uma 
prática tão antiga quanto a própria construção, preterida pela aplicação contínua de produtos novos providenciados por um sistema de produção rápida assente em constantes desenvolvimentos tecnológicos.

Cada ensaio observa momentos INTERMÉDIOS das vidas de componentes —usos entre a produção e o derradeiro descarte— em busca das qualidades determinantes em cada reutilização. Evidencia a materialidade da reutilização, como a riqueza dos detalhes, a estética, as texturas, as formas, as mudanças de função, as marcas de uso ou de desgaste que ilustram vidas anteriores, histórias invisíveis, significados ocultos, valores e emoções. 

Dá luz a culturas de reutilização distintas (formais e informais), que emergem de processos profundamente ligados às pessoas e ações, e aos contextos sociais, económicos e políticos.
Numa relação de interdependência, o discurso visual (fotografia e desenho) e o discurso escrito (real ou ficcional), proporcionam leituras críticas dos universos dos usos, no sentido de alargar o léxico estético do leitor (profissionais do setor da construção, investigadores, estudantes, artistas visuais, das artes performativas, bem como o público não especializado) para recriar interligações com o que construímos e reconstruímos —como na arquitetura, na cenografia, na escultura, e outros elementos do mundo material cotidiano.


Créditos da imagem (de cima para baixo):
———"Construções/Auto-construções”
- ‘Pig Trailer House’, Project Kamp, Viseu (foto - Project Kamp)
- ‘Casa Patinho’, Santarém (foto - Cláudia Escaleira)
- A Sandeira Lumière, Paulo Moreira Arquitectures, Porto (foto - Inês Guedes)
———“Portas”
- instalação, Pele + Colectivo Febre, Porto (foto - Pedro Figueiredo/Pele)
- armazenamento, Banco de Materiais, Câmara Municipal do Porto (foto - Jérémy Pernet)
- porta reutilizada, Barbara Buser, Leiria (foto - Anna Buser)

Títulos:
2025 (em desenvolvimento)


#PORTAS
As portas, originalmente concebidas para estabelecer fronteira ou passagem, são, provavelmente, os elementos arquitetónicos no mundo da construção que apresentam uma maior frequência e variedade de reutilizações. 
Este ensaio visita alguns exemplos destas culturas de reutilização de portas, para tornar visíveis as histórias das vidas anteriores e das novas aplicações.

#CONSTRUÇÕES / AUTO-CONSTRUÇÕES
De forma resiliente, a prática da reutilização tem sobrevivido manifestando-se em culturas de reutilização distintas, de natureza estética, cultural,  económica, social ou política.
Este ensaio coloca lado a lado exemplos de reutilização com valor histórico-patrimonial, com projeto arquitectónico formal, com uso informal de oportunidade, ou em autoconstrução, para destacar pontos em comum e justaposições.

Apoio Financeiro:
Direção-Geral das Artes, Portugal.

Datas do projeto:
Outubro de 2024 a Julho de 2025

Lançamento:
6 de Junho de 2025 n’O INSTITUTO, Porto

Equipa NADA NOVO:
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Jérémy Pernet
Rosinda Casais
Clara Vale
Carlos Maia
Ana Alvanéo

Design: 
Joana & Mariana (https://joanaemariana.pt/)