FÓRUM NADA NOVO é um convite à participação num programa de atividades sobre reutilização na construção, com oficinas, conversas e exposições para estudantes do ensino superior, profissionais e público geral.
O FÓRUM NADA NOVO explora, coletivamente, o destino dos destroços dos edifícios que demolimos para renovar as cidades (Porto e Guimarães) e procura as peças desgarradas que escaparam à desintegração e se acumulam no fundo de armazéns. Cartografa as vidas, regista os significados e fotografa as novas ‘minas’. Resgata as peças e constrói o Fórum em que ‘nada é novo’— nem as peças nem a prática da reutilização— e que suporta a reflexão central: Qual o futuro com a reutilização? Como mudaremos?
As diferentes práticas distribuem-se pela zona norte do País (distritos do Porto e Guimarães). A partir das Escolas de Arquitetura (Porto e Guimarães) deslocam-se os participantes a fornecedores de materiais, para depois serem encaminhados para os centros culturais na cidade urbana (Garagem Avenida e O Instituto), até à associação comunitária (A Pele), em Campanhã.
O ‘FÓRUM NADA NOVO‘ decorre em Campanhã porque esta representa a realidade de desigualdades no Porto, ao mesmo tempo que atravessa um processo de forte regeneração urbana por obras de grande dimensão assente em processos de construção nova e de reabilitação que movimentarão enormes quantidades de materiais e componentes construtivos. De modo provocatório, chama-se a atenção para o desenvolvimento que ignora o potencial ambiental e social da reutilização.
Datas do projeto:
janeiro-julho 2024
Equipa NADA NOVO:
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Alice Prata
Jérémy Pernet
Rosinda Casais
Clara Vale
Carlos Maia
Cidália Silva
Patrícia Robalo
Colaboradores: Tiago Ascensão Sarah Shrbaji Apoio Financeiro:
Direção-Geral das Artes, Portugal.
Parceria: Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) / Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) / Pele, Porto / Mulheres na Arquitectura (MA) / O Instituto, Porto / Banco de Materiais do Município do Porto.
Apoios: Rotor, Bélgica / NEB goes South, União Europeia.
Apoios institucionais: Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) / Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP).