20 de Julho 2024, ADEGA, PELE, Azevedo, Porto. Participação gratuita.
INSCRIÇÕES AQUI (até 18 de julho)
‘FÓRUM NADA NOVO’, um projecto desenvolvido ao longo de 8 meses em 2023/24, termina com a realização do evento que lhe deu o nome.
Reúnem-se as criações desenvolvidas ao longo do projecto —oficinas, exposições e conversas— e, no 'FÓRUM', construído coletivamente na oficina ‘PEÇAS RESGATADAS: PRÁTICAS CONCEPTUAIS E CONSTRUTIVAS’, promovem-se encontros de partilha sobre o papel da reutilização num futuro sustentável.
Convocam-se os agentes envolvidos ao longo do projecto (equipa, participantes, parceiros, fornecedores de materiais para reutilização e todos os que se foram juntando), arquitetos que abordam o tema da reutilização na sua prática, investigadores e docentes na área da arquitetura e engenharia, e o público geral.
As CONVERSAS debruçam-se sobre os temas que foram emergindo ao longo do processo: 'Minas', 'Estéticas e Técnicas’ (formais e informais), e 'Pedagogias e Equidade'.
Provoca-se a contraposição de abordagens e opiniões conflituantes. É nas divergências entre os vários intervenientes no processo de incorporação de componentes para reutilização na prática arquitectónica que estão algumas das pontes que será necessário construir, que exigimos construir.
Complementa-se o programa com o desenvolvimento de MINI-OFICINAS de exploração/construção com excedentes/materiais construtivos usados, destinadas a público infanto-juvenil, onde se reflete sobre consumos de materiais.
Este evento final do ‘FÓRUM NADA NOVO’, em forma de convívio informal e descontraído, acontece em Azevedo, Campanhã, na ADEGA - PELE (associação cultural de proximidade), parceira do projecto. Nesta área da cidade do Porto, ao mesmo tempo que somos confrontados com realidades sociais profundamente desiguais, assistimos a processos de forte regeneração urbana com obras de construção nova e de reabilitação de grande dimensão que deslocalizam quantidades enormes de materiais e componentes construtivos. De modo provocatório, chama-se a atenção para a necessidade de desenvolvimento que incorpore o potencial social e ambiental da reutilização. Fotos: Jérémy Pernet
Programa (sujeito a confirmação):
Registo10h00 - 10h30
Manhã 10h30 - 11h15
apresentação projeto FÓRUM NADA NOVO e espaço ADEGA, PELE
- Cláudia Escaleira, NADA NOVO
- Jonny Pugh, NADA NOVO - Fernando Almeida, PELE
16h00 - 17h00 conferencia Géraldine Durieux, Rotor, Bélgica ‘Rotor + Pushing for reuse in North West Europe’ (em inglês)
17h00 - 17h30 conversa final ‘Reutilização: que futuro em Portugal?’
/\/\/\/\/\/\
14h30 - 16h00 MINI-OFICINA para crianças e jovens Encerramento 17h30 - 20h00 convívio, comida + bebidas
Data:
20 de Julho 2024
Equipa NADA NOVO:
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Alice Prata
Jérémy Pernet
Rosinda Casais
Clara Vale
Carlos Maia
Cidália Silva
Equipa PELE:
Fernando Almeida
Carina Moutinho
João Soares
Sara Jorge
Carolina Bravo
Maria João Mota
Inês Lapa
Local: ADEGA - PELE, Azevedo, Porto aqui
Acesso por autocarro 400, ZC, 8017, 8028 e 8041.
Público:
Geral
Apoio Financeiro:
Direção-Geral das Artes, Portugal.
Parceria:
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) / Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) / Pele, Porto / Mulheres na Arquitectura (MA) / O Instituto, Porto / Banco de Materiais do Município do Porto.
Apoios:
Rotor, Bélgica / NEB goes South, União Europeia / Lab2pt, Portugal / Junta de Freguesia de Campanhã, Porto.
Apoios institucionais:
Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) / Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP).
Doação de materiais:
Costa Almeida Ambiente e Costa Almeida Demolições, Portugal / MV - Gestão de Resíduos, Portugal / Coeng 08 – Construção e Engenharia Lda, Portugal.