Uma atividade do projeto FÓRUM NADA NOVO, ‘Peças desgarradas: a origem dos materiais’foi uma oficina realizada em janeiro de 2024 entre a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD).
A oficina propôs-se explorar os percursos das destroços dos edifícios que demolimos para renovar a cidade e o seu potencial de reutilização, e contaminar os olhares dos participantes pelas perspetivas dos valores sociais do património material, sustentabilidade ambiental e das desigualdades de género nas profissões da construção.
Onde estão estas ‘peças desgarradas’? Como se dispersam pelo território 'as minas' onde se acumulam? edifícios abandonados? empresas de demolição? empresas de construção? armazéns? museus? coleções informais? sucateiros?
De que maneiras podemos qualificar os seus ‘valores’? Qual o seu potencial estético? simbólico? espacial? político?
Que processos socioeconómicos as fizeram chegar aqui? Que futuros incertos poderão vir a ter?
Quem são as pessoas que lidam com esta vertente oculta da construção? e quais são os seus motivos?
Os participantes visitaram 4 tipos distintos destas ‘minas’, cada um correspondendo a um tema (‘origem’, ‘salvaguarda’, ‘aproveitamento’, e ‘resíduo’). Foram desafiados a criar, num processo exploratório e especulativo, objetos simbólicos que apontem para releituras e significados estéticos que vão além da noção redutora da cartografia como instrumento utilitário de orientação geográfica ou de representação física de um território.
Fotos: Mayra Derberg, Clara Vale, Jonny Pugh, Eduardo Baltazar, Ana Alvanéo, Ana Dora Datas:
24 de janeiro - 1 de fevereiro 2024
Equipa NADA NOVO:
Cidália Silva
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Clara Vale
Rosinda Casais
Alice Prata
Equipa Mulheres na Arquitectura: Patrícia Robalo
Equipa LAB2PT:
Tiago Ascensão Sarah Shrbaji
Participantes:
Ana Alvanéo
Ana Marques
Ana Dora
Paula Lage
Mayra Deberg
Michael Lambuth
Teresa Almeida
Ricardo Serafim
Eduardo Peixoto
Paulo Sousa
Rodrigo Pereira
Célia Barbosa Apoio Financeiro:
Direção-Geral das Artes, Portugal.
Parceria: Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) / Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) / Pele, Porto / Mulheres na Arquitectura (MA) / O Instituto, Porto / Banco de Materiais do Município do Porto.
Apoios: Rotor, Bélgica / NEB goes South, União Europeia.
Apoios institucionais: Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) / Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP).