→ FÓRUM NADA NOVO > OFICINA PEÇAS RESGATADAS


INSCRIÇÕES AQUI (até 28 de junho)

Nesta terceira atividade do projecto FÓRUM NADA NOVO, a oficina ‘PEÇAS RESGATADAS: PRÁTICAS CONCEPTUAIS E CONSTRUTIVAS’ aborda as implicações da reutilização nas práticas conceptuais e construtivas, com técnicas experimentais e usos não convencionais de materiais, e na exploração da linguagem estética da reutilização.

Num acto de concepção e construção coletivo e participativo, cria-se o ‘FÓRUM’ —dispositivo espacial simbólico— que pretende ser: a representação simbólica da urgência da discussão sobre um futuro humano com escassez de materiais; o dispositivo político de participação cívica para discutir um futuro sustentável; e o ‘centro’ deste encontro.

O ‘FÓRUM’ constrói-se com componentes de construção usados recolhidos nos locais visitados na Oficina 'PEÇAS DESGARRADAS' e em outros fornecedores da área envolvente e de demolições ocorridas entretanto.

Complementa-se o desenvolvimento da oficina com a presença da Mulheres na Arquitectura, para confrontar os participantes com questões práticas de desigualdade de género nas profissões da construção. 

A oficina e evento final (20 de Julho) do projecto FÓRUM NADA NOVO acontecem em Azevedo, Campanhã, na ADEGA - PELE (associação cultural de proximidade), parceira do projecto. Nesta área da cidade do Porto, ao mesmo tempo que somos confrontados com realidades sociais profundamente desiguais, assistimos a processos de forte regeneração urbana com obras de construção nova e de reabilitação de grande dimensão que deslocalizam quantidades enormes de materiais e componentes construtivos. 

De modo provocatório, chama-se a atenção para a necessidade de desenvolvimento que incorpore o potencial social e ambiental da reutilização.





‘Adega’, associação cultural Pele, Azevedo, Porto. 
Foto Rosinda Casais

Público alvo: 
Estudantes universitários, Profissionais, Público geral 
(máx. 20 participantes)

Local: 
ADEGA - Pele, Azevedo (Campanhã), Porto

Datas:
4 - 17 julho 2024

Equipa NADA NOVO:
Clara Vale, FAUP/ CEAU
Carlos Maia EAAD-UM
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Alice Prata

Equipa PELE:
Fernando Almeida
Carina Moutinho

Equipa Mulheres na Arquitectura:
Joana Pestana Lages

Apoio Financeiro:

Direção-Geral das Artes, Portugal.

Parceria:
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) / Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) / Pele, Porto / Mulheres na Arquitectura (MA) / O Instituto, Porto / Banco de Materiais do Município do Porto.

Apoios:
Rotor, Bélgica / NEB goes South, União Europeia.

Apoios institucionais:
Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) / Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP).